Seções

Compartilhe

terça-feira, 31 de julho de 2012

BERÇÁRIO: FASE DAS PRIMEIRAS DESCOBERTAS.


Maternalzinho - Dia da Melca. Oba!
As experiências sensoriais e motoras vividas na primeira infância desempenham papel fundamental na formação do cérebro.

É através da ação, que os pequenos interagem com o meio e aprendem sobre si mesmos e as pessoas que os rodeiam. Por isso, com  muito afeto a turminha é estimulada a movimentar-se o tempo todo.

Através da exploração de tudo que está ao seu redor, surge um novo jeito de conseguir o que deseja e vencer os desafios. O bebê também usa o movimento para atrair a atenção e estabelecer vínculos. Exemplo: o banho: bater pernas e mãos na água, permite a criança, via diferentes sensações, comece a ter consciência corporal. Além disso, a troca afetiva, o estímulo a linguagem, etc, constroem vínculos e permitem o desenvolvimento global.

Assim, o trabalho do Berçário é propor uma rotina de atividades que estimulem o movimento, a linguagem, os sentidos e a curiosidade sobre o mundo, em um ambiente acolhedor por natureza, onde o bebê se sinta seguro e confiante e que respeite a individualidade e o ritmo de desenvolvimento de cada um.

A aprendizagem é totalmente lúdica, onde as crianças terão acesso a materiais de diferentes pesos, texturas, cores, sons, formas, tamanhos, etc e serão estimuladas a sentar, rolar, arrastar-se, engatinhar, explorar todos os objetos através dos sentidos, etc.

Nessa fase ainda mudarão a alimentação, nascerão os primeiros dentinhos……enfim no berçário as crianças passarão por muitas e rápidas mudanças…. o que buscamos é um completo e harmonioso desenvolvimentodos aspectos físico, afetivo e emocional, cognitivo e social.

                                                                                                              Denise Philot.
                                                                                                              Coordenadora do Berçário.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

UMA COZINHA PEDAGÓGICA NA ESCOLA!


Aprender na prática é muito mais prazeroso!

Quando as crianças se envolvem no preparo das receitas culinárias, além de entrarem em contato com uma alimentação saudável, ainda adquirem conteúdos curriculares de uma forma divertida!

Enquanto preparam as receitas, as crianças vivenciam conteúdos abordados em sala de aula, interligando todas as áreas de conhecimento.
Assim, o trabalho na Cozinha Experimental passa pela leitura de receitas e rótulos, pelas noções de quantidade, tempo e medidas, pela saúde do corpo e a necessidade de boa alimentação, pelos costumes e pratos típicos das regiões do Brasil, pela higiene com o corpo e os alimentos, pela listagem escrita de todos os ingredientes e quanto custam, entre muitas outras abordagens, vivenciadas na prática, de forma lúdica e prazerosa.



Um grande abraço
Denise Philot.
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
e 1° Ano do Ensino Fundamental.







quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nossa escola conta com a votação de todos vocês!!

RECONHECIMENTO COMPARTILHADO

 Conforme divulgamos no dia 26 de Junho, nossa escola recebeu o Prêmio Sapientia de Excelência Educativa 2012.

As escolas que recebem esse prêmio participam também do Ranking das Melhores Instituições para Estudar em Ibero América.
           

Como funciona o Ranking?
Funciona por meio de uma plataforma virtual implementada dentro da pagina web da ODAEE onde cada aluno e/ou responsáveis, responderão a perguntas que abrangem os ítens: Qualidade Educativa, Satisfação com os Programas/Projetos, serviços e instalações, Custo Beneficio, Acessibilidade, Prestigio, Staff e Gestão, avaliando-as com uma pontuação de 1 a 5; ademais cada participante poderá sugerir/propor ou comentar pontos relevantes. Esses dados reportarão um informe detalhado de nossa escola. Quanto maior a participação, mais informação teremos, maiores serão os benefícios para a instituição e melhor pontuação no Ranking. O reporte gerado pelo ranking será entregue em sua totalidade a diretoria da instituição.

Nosso link para receber sua votação e suas sugestões já está disponível em:  www.87019.info

Nossa escola conta com a votação de todos vocês!!

Ao entrar no link você deverá registrar-se. Assim que fizer o registro você receberá em seu email o link de ativação. Copie e cole em seu navegador e, pronto! Você já pode votar e ajudar a avaliar o nosso trabalho.

Ao final do mês de Novembro seremos informados qual a nossa posição no Ranking e as 10 escolas melhores avaliadas, receberão divulgação em todas as mídias nacionais e internacionais. Assim que recebermos o feedback da ODAEE com os dados de nossa votação, divulgaremos para todos vocês.

Estaremos à disposição de vocês para esclarecer possíveis dúvidas.

Mais uma vez agradeço a toda nossa Comunidade Escolar por essa oportunidade tão valiosa para nossa escola, que só foi possível graças à confiança em nosso trabalho e a dedicação de toda a nossa Equipe Pedagógica.

Um grande abraço a todos e vamos começar a votar!


Maria Cláudia Sampaio
Direção
claudia@babylandiaetuacao.com.br

terça-feira, 24 de julho de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELEITURA DOS MITOS


Em geral, quando criamos uma releitura a partir uma história lida, nos apropriamos dessa história e a subjugamos aos nossos interesses.

Uma parte dela se conserva (uma espécie de núcleo da história), mas outra é acrescentada, por isso, as histórias não permanecem exatamente iguais com o passar dos anos. É isso que torna tão instigante, ainda hoje, a leitura de histórias tão antigas.

O elemento fantástico presente enquanto maravilhoso nessas narrativas cumpre a função de garantir que se trata de outra dimensão, de outro mundo, com possibilidades e lógicas diferentes. Assim fazendo, os argumentos da razão e da coerência já são barrados na porta, e a festa pode começar sem suas incômodas presenças, bastando pronunciar as palavras mágicas Era uma vez... como uma senha de entrada.

Vivemos num momento em que a mutação dos meios dessas histórias atingiu um ponto de virada: a tradição oral cedeu espaço ao império das imagens. Hoje, tudo o que se diz deve ser ilustrado. Os sons, os silêncios, a entonação e a capacidade dramática, que faziam a glória de um bom contador de histórias, foram substituídos pelas capacidades narrativas dos estúdios de cinema, da televisão e dos ilustradores de livros e quadrinhos. O que nos interessa é o fato de muitas histórias terem subsistido através desses novos meios e perdurarem, evocando as mesmas emoções. Nosso propósito é encontrar velhas tramas mesmo que estejam vestindo novos trajes. Seguiremos os rastros dos mitos de todos os povos, lendas de todas as culturas, histórias de todos os tempos, para que nossos alunos compreendam o imaginário humano na constituição do mundo  em que estão inseridos. 

Texto (baseado no livro "Fadas no Divã"- Diana Lischtenstein- Corso)

Glaucia Bustamante






Trabalho desenvolvido pelas disciplinas de Linguagens, História, Língua Portuguesa, Filosofia e Artes, a partir dos livros lidos. - 6◦ Ano. Professores: Camila Mendonça, Valquíria Lino, Adriana Guimarães, Lucas Leitão e Fernanda Lima. A partir da leitura de diversos mitos gregos, os alunos do 6◦ Ano reconstruíram releituras destes mesmos mitos em diversas outras linguagens, entre elas, a pintura.                                                                                                                              



segunda-feira, 16 de julho de 2012

ALUNOS DORMEM NA ESCOLA E ACORDAM MAIS AUTÔNOMOS, DEPOIS DE ESPETÁCULO TEATRAL E MUITA DIVERSÃO

A nossa Noite de Pijamas foi tão boa que ainda temos muito o que falar. Leia o artigo, você vai gostar.


Na noite de sexta para sábado (07/07) alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental vivenciaram um dos momentos mais aguardados do ano, a Noite do Pijama. Trata-se da noite em que dormem e sonham na escola e fazem do espaço palco de atrações,
entretenimento e brincadeiras livres.

Entre inúmeras habilidades, a iniciativa busca trabalhar a autonomia, a autoestima, a boa convivência e os laços de amizade. Pelo segundo ano consecutivo, pais e responsáveis foram contemplados com um espetáculo teatral bilíngue oferecido pelos alunos, cujo cenário convidou todos a adentrarem na floresta dos clássicos literários e dos filmes da Disney.

Os espetáculos representaram a culminância do projeto Literatura Cinematográfica, que durante o primeiro semestre trabalhou de forma contextualizada os clássicos da literatura que foram adaptados para o cinema. Depois de lerem os livros e assistirem aos filmes - observando formatos e linguagens -, também construíram suas obras de arte e adaptaram as histórias para o teatro, com inserção do segundo idioma. As falas dos alunos foram todas em inglês.

A satisfação dos espectadores era perceptível no olhar e o entusiasmo e nervosismo das crianças foram revertidos em desenvoltura e competência.

Foi tudo muito lindo, maravilhoso! Esses projetos são incentivadores. Estimulam as crianças a fazer arte e a se soltar. Alexia é tímida demais. Está nessa escola há três anos e tem se soltado muito. No primeiro ano dela nem deixei dormir no colégio. No segundo ela estava doente. Neste, ela participou e foi muito bom. Que continue sempre assim”, completa Andreia Coutinho Rangel, mãe de Alexia, do 4º ano.

A apresentação do 5º ano foi construída a partir da leitura de um texto trabalhado em sala de aula. As leituras de títulos literários e as sessões de cinema deles foram “Viagem ao Centro da Terra” e “Você Fala Javanês?” A peça teatral apresentada pela turma foi em cima da leitura de “As Mil e Uma Noites” (Queen Sherazade’s story). Essa foi a última vez em que os alunos participaram “Noite do Pijama”, pois a partir do ano que vem já não dormem mais na escola. Agora, cada vez mais autônomos, outros desafios os aguardam no Fundamental II (6º ao 9º ano).

O 4º ano encenou “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Além de lerem a obra, assistirem ao filme e realizarem os trabalhos acadêmicos, visitaram a fábrica Chez Bonbon, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Os 3º e 2º ano também encantaram a todos com a apresentação dos esquetes teatrais e com a boa pronúncia do segundo idioma. Os contos “A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho” e “Deu a Louca na Branca de Neve” foram encenados, respectivamente, sob olhar atento de uma plateia lotada, que aplaudia, fotografava e filmava o tempo todo.

Depois da sessão cênica, todos os alunos se reuniram com o professor de música para cantar “Gentileza Gera Gentileza”, uma canção composta por eles. Em seguida pais e responsáveis se despediram e os alunos permaneceram na escola. Foi promovida uma discoteca e tiveram tempo para brincadeiras livres. Fizeram lanche noturno e antes de dormir realizaram cada turma seu desfile de pijama, com direito a premiações. Todos ganharam um pequeno travesseiro, para não esquecerem a noite na escola. Antes de se encontrarem novamente com seus pais, tomaram um saudável café da manhã, com sucos naturais, café com leite e chocolate, acompanhados de frutas, biscoitos, pães e bolos. Para servir e organizar os lanches foi contratado um buffet. Depois, à espera de um forte abraço dos pais e responsáveis, os alunos aguardaram esparramados pelo pátio da escola, dando pistas de que a noite foi para lá de animada.
Além da responsabilidade de tomar conta de aproximadamente 200 crianças, oferecendo segurança absoluta, ainda sobrou tempo para mostrar on line o que acontecia em tempo real, pela internet, usando as novas tecnologias.

“É cansativo, mas é gratificante demais. Eles se divertiram muito durante a noite e nós ficamos, mais tarde, plugadas no Twitter, na medida do possível, postando fotos e conversando com alguns pais. Foi muito bacana, conta Cláudia Sampaio, diretora administrativa, explicando ainda que os projetos da escola estão contextualizados entre si com áreas do conhecimento.
“Sempre que elaboramos nossos projetos pensamos na construção do conhecimento e no desenvolvimento das múltiplas habilidades de nossos alunos, sem deixar de lado os exercícios que fortalecem a autonomia e os valores de boa convivência, proporcionando prazer em estudar, em estar na escola. Quando passam a noite fora de casa, longe da família, por exemplo, se sentem capazes e são desafiados todo o tempo a exercitar a autonomia, fazer escolhas e a perceber a importância da presença do outro em suas vidas. Com a Noite do Pijama, os alunos marcam momentos inesquecíveis em suas vidas”, Acrescenta a diretora.

Para encerrar o projeto Literatura Cinematográfica, na sexta-feira passada (29/06) os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II também apresentaram para pais e responsáveis cinco adaptações teatrais em inglês, de livros paradidáticos lidos no primeiro semestre. Conforme lembra Geisa Viana, coordenadora do Fundamental I, todos os projetos pedagógicos do primeiro semestre serão encerrados na próxima sexta-feira (13/07), sendo a festa do “Arraiá” o último evento desse período letivo. 



Eliana Farias arruma o filho, Pedro Victor

 Batalhão de Pais fotógrafos



Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e A Fantástica Fábrica de Chocolate


quinta-feira, 12 de julho de 2012

JOGOS MATEMÁTICOS – BRINCANDO COM A LÓGICA


Aula de Geometria desenvolvida pelo Professor Paulo Artur no 6 Ano
  
“Quando jovens brincam, demonstram alegria em aprender, tendo uma chance de lidar com suas habilidades.”


Foi pensando nessa frase e baseado no livro:  Jogos matemáticos do mundo inteiro, de Cláudia Zaslavsky, que pensei em confeccionar alguns dos jogos apresentados no livro e usá-los como forma de aprendizagem de elementos de Geometria, como diagonais de quadriláteros, apótemas de hexágonos regulares e triângulos equiláteros,  octógonos, baricentros e outros... 
O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse. Além disso, observa-se que, ao tomar conhecimento das regras de cada jogo, o aluno estabelece conexões necessárias às tomadas de decisão instigadas pelo jogo, fazendo uso constante, portanto, da Lógica Matemática em suas decisões.

Objetivos específicos:

• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;     
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças de um jogo;
• Criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças dos jogos;



quarta-feira, 11 de julho de 2012

DEVER DE CASA - QUAL O OBJETIVO?



O dever de casa, tem a função de reforçar o aprendizado e desenvolver na criança o senso de responsabilidade, se tornando como um desafio a ser superado. Claro, tudo isso com bom senso, levando em conta a idade, a rotina, etc.
                


Entre os objetivos destacam-se:

  • Revela o nível de aprendizagem da criança;
  • Explicita possíveis dificuldades a serem atendidas;
  • Sistematiza e amplia os conhecimentos trabalhados em salas de aula e atividades diversas;
  • Desenvolve habilidades individuais e interesses específicos, criando hábitos de estudo;
  • Contribui para a formação de valores da co-responsabilidade, da disciplina, do compromisso e da autonomia;
  • Serve como “ponte” entre a escola e a família.


Algumas “dicas” aos pais na realização dos deveres de casa:

Ø Criem um ambiente confortável e seguro para que seus filhos possam fazer a lição de casa. Se possível, sem muitos atrativos para que não dispersem, como a TV, por exemplo;
Ø Estejam sempre por perto para que, quando solicitados, possam ajudar;
Ø Não apressem a criança. Cada um tem seu ritmo e seu tempo.
Ø Quando for ajudar na explicação, use temas cotidianos para mostrar que o que se aprende na escola pode ser aplicado no dia a dia;
Ø Se  atividade não for compreendida, converse com a criança para que ela retorne com a tarefa no dia seguinte e esclareça suas dúvidas  com a professora.
Ø Não pense ou conclua para a criança e sim, a desafie a pensar e chegar a conclusões.

                                                                                                                         
Denise Philot.
                                                                                          
Coordenadora Pedagógica Ed. Infantil e 1° ano.

terça-feira, 3 de julho de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL: AQUI TUDO COMEÇA!


As crianças aprendem a partir das interações que estabelecem e das experiências que tem a oportunidade de viver com o mundo físico e com as pessoas com as quais convivem.


Brincar, explorar, movimentar-se de formas diversas, conversar, escutar histórias, desenhar, pintar, criar, escutar e produzir sons, investigar, comparar, pesquisar e opinar, são algumas das experiências e vivências fundamentais para que a criança se desenvolva e possa interagir com o meio, fazer descobertas, construir conhecimentos, aprimorar suas capacidades e ampliar suas competências.
            
Buscamos enfim, ações e atividades educativas que estimulem o desenvolvimento infantil, bem como a ampliação e a aquisição  de novos saberes.

Assim, nessa fase, nosso trabalho pedagógico prioriza:
O respeito a forma própria da criança perceber o mundo.

A possibilidade da criança expressar-se por meio de muitas linguagens, como forma de comunicar seus pensamentos.

Propostas que estimulem a criação, a imaginação, a investigação e a busca de soluções para os desafios.

Temas e contextos que estejam relacionados à cultura, gerando ampliação do saber.

A presença de jogos e atividades lúdicas que valorizem a investigação e o raciocínio.

                          Denise Philot.
       Coordenadora Pedagógica da Ed. Infantil.