Seções

Compartilhe

segunda-feira, 13 de maio de 2019

SEMANA DE PROVAS - TEXTO PARA REFLEXÃO


Essa semana me deparei com algumas mensagens de pais no aplicativo e até mesmo em contato direto, com muita preocupação em relação a semana de provas.

Algumas famílias nos dizendo que estão vivendo momentos de stress por conta da semana de provas.

Preciso informar, não se estuda somente em véspera de prova!

Tem muita gente que até consegue tirar nota 10 estudando na véspera da prova. Mas sem perceber esquece tudo muito rapidamente. É preciso estudar um pouquinho por dia e todo dia.

Estudar é uma atividade diária, que requer dedicação e muito empenho.

Temos visto pais que não participam da vida escolar dos filhos, acreditando que todas as responsabilidades devem advir da escola e aí, quando chega a semana de provas, vivem um verdadeiro desespero.

Com frequência as crianças estão sozinhas para estudar, para fazer suas tarefas, para montar trabalhos. Não que os pais devam fazer para os filhos, mas devem compartilhar esses momentos, mostrando interesse, opinando, fazendo suas considerações sobre as mesmas, valorizando aquilo que seus filhos fazem. Isso demanda tempo!

O fato é que o acompanhamento familiar se sobressai como fortalecedor da vida escolar do aluno no seu cotidiano.

Não é fácil ser pai e mãe...existem responsabilidades da família que são intransferíveis para a escola.

Em semana de prova, a vida não pode parar para que o aluno somente estude para as provas.

Com os pais e a escola cumprindo cada um o seu dever, suas responsabilidades diante dos estudos dos filhos/alunos, com certeza o processo educativo será mais leve e sem essa “correria” e desespero em época de provas.

A parceria entre família e escola é fundamental. Ambas precisam se acolher, se entender e se ajudar para o bem comum desse indivíduo, preparado como pessoa para viver em sociedade. Porém, sempre cabe à família educar e estar alerta, pois o contrato com a escola pode ser rescindido, mas o contrato de pai, mãe e filho é para a vida toda. Portanto, é muito importante exercer os papéis com sabedoria e responsabilidade de todos.

Termino esse texto com a passagem de um livro que li recentemente.

“Certa noite, estava sentada na cozinha com meu filho Robert, e, após uma rápida discussão sobre uma ideia que ele havia tido, Robert disse: “Mãe, sei que a senhora gosta muito de mim.” A senhora Esposito comoveu-se e comentou: “ Naturalmente que gosto de você. Duvidava disso? Robert respondeu: “Não, mas sei realmente que a senhora gosta de mim quando quero conversar sobre alguma coisa e a senhora para de fazer o que está fazendo só para me ouvir.” (Livro: Como fazer amigos e influenciar pessoas.)

Grande abraço!
Maria Cláudia Sampaio
Direção

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!