Seções

Compartilhe

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O TEMPO E A APRENDIZAGEM

Há uma interação contínua entre fatores biológicos, condições existentes pela genética, e as experiências culturais e sociais nas quais a criança está inserida.


Os primeiros anos de vida

A criança, desde os primeiros anos de vida, se apropria da cultura existente no seu contexto de desenvolvimento. Com os estudos da neurociência, foi comprovada a importância do desenvolvimento da criança bem pequena. Nesse período  há uma grande plasticidade cerebral. A criança pode aprender e fazer coisas de diversas naturezas.

A importância do tempo

A neurociência destaca a importância do tempo e do espaço no desenvolvimento da espécie. O tempo é vital quando falamos sobre o desenvolvimento infantil. Antes de tudo, há o tempo do amadurecimento biológico: embora o crescimento seja rápido e as mudanças visíveis e grandiosas, o desenvolvimento da criança segue o ritmo da espécie e este não é antecipado pelas intervenções dos adultos. A criança não fala, não engatinha, não anda, não desenha e não escreve, antes que as estruturas necessárias estejam disponíveis pela maturação do cérebro. As conquistas das crianças resultam de processos, tanto do ponto de vista neurobiológico, quanto dos socioculturais (aprender a comer de garfo e faca, assim como abotoar a blusa ou amarrar o tênis são vivências que precisam de um determinado tempo).




A principal condição para a criança pequena aprender e realizar é ter seu tempo respeitado.

Podemos dizer que o tempo da criança é regulado pela experiência: é a natureza da atividade que a criança realiza que define o tempo necessário para que se formem memórias de longa duração. Na criança, são os movimentos e a sequência de movimentos de uma mesma atividade os responsáveis pela formação de memórias que constituem seu desenvolvimento.


Aprender é complexo


Aprender é uma tarefa complexa. As crianças são diferentes, com ritmos neurais e histórias de vida singulares. Por isso, não se pode esperar que todas se desenvolvam ao mesmo tempo e da mesma forma. É fundamental estimular e respeitar o ritmo e o tempo de cada criança, além de reconhecer seus talentos e suas habilidades, assim como suas dificuldades. Essa é base de um desenvolvimento cognitivo e emocional saudável.





Denise Philot.
 Psicóloga, psicopedagoga, 
Especialista em neurociência pedagógica. 
Coordenadora do Berçário ao 1º ano do Ensino Fundamental



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!