Há uma interação contínua entre fatores biológicos,
condições existentes pela genética, e as experiências culturais e sociais nas
quais a criança está inserida.
Os primeiros anos de vida
A criança, desde os primeiros anos de vida, se apropria da
cultura existente no seu contexto de desenvolvimento. Com os estudos da
neurociência, foi comprovada a importância do desenvolvimento da criança bem
pequena. Nesse período há uma grande
plasticidade cerebral. A criança pode aprender e fazer coisas de diversas
naturezas.
A neurociência destaca a importância do tempo e do espaço no
desenvolvimento da espécie. O tempo é vital quando falamos sobre o
desenvolvimento infantil. Antes de tudo, há o tempo do amadurecimento
biológico: embora o crescimento seja rápido e as mudanças visíveis e
grandiosas, o desenvolvimento da criança segue o ritmo da espécie e este não é
antecipado pelas intervenções dos adultos. A criança não fala, não engatinha,
não anda, não desenha e não escreve, antes que as estruturas necessárias
estejam disponíveis pela maturação do cérebro. As conquistas das crianças
resultam de processos, tanto do ponto de vista neurobiológico, quanto dos
socioculturais (aprender a comer de garfo e faca, assim como abotoar a blusa ou
amarrar o tênis são vivências que precisam de um determinado tempo).
A principal condição para a criança pequena aprender e
realizar é ter seu tempo respeitado.
Podemos dizer que o tempo da criança é regulado pela
experiência: é a natureza da atividade que a criança realiza que define o tempo
necessário para que se formem memórias de longa duração. Na criança, são os
movimentos e a sequência de movimentos de uma mesma atividade os responsáveis
pela formação de memórias que constituem seu desenvolvimento.
Aprender é uma tarefa complexa. As crianças são diferentes,
com ritmos neurais e histórias de vida singulares. Por isso, não se pode
esperar que todas se desenvolvam ao mesmo tempo e da mesma forma. É fundamental
estimular e respeitar o ritmo e o tempo de cada criança, além de reconhecer
seus talentos e suas habilidades, assim como suas dificuldades. Essa é base de
um desenvolvimento cognitivo e emocional saudável.
Denise Philot.
Psicóloga, psicopedagoga,
Especialista em
neurociência pedagógica.
Coordenadora do Berçário ao 1º ano do Ensino Fundamental
.
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