Aula de Geometria desenvolvida pelo
Professor Paulo Artur no 6◦ Ano
“Quando jovens brincam, demonstram alegria
em aprender, tendo uma chance de lidar com suas
habilidades.”
Foi pensando nessa frase e baseado no
livro: Jogos matemáticos do mundo
inteiro, de Cláudia Zaslavsky, que pensei em confeccionar alguns dos jogos apresentados
no livro e usá-los como forma de aprendizagem de elementos de Geometria, como
diagonais de quadriláteros, apótemas de hexágonos regulares e triângulos
equiláteros, octógonos, baricentros e
outros...
O uso de jogos e curiosidades no ensino da
Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa
disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse. Além disso,
observa-se que, ao tomar conhecimento das regras de cada jogo, o aluno
estabelece conexões necessárias às tomadas de decisão instigadas pelo jogo,
fazendo uso constante, portanto, da Lógica Matemática em suas decisões.
• Reforçar a capacidade de cálculo,
concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Desenvolver cálculos matemáticos
através dos movimentos das peças de um jogo;
• Criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças dos jogos;
• Criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças dos jogos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!