Em 2000, após uma
campanha de marketing, a escola mais uma vez ficou pequena para atender a
procura por vagas. Alugamos a casa ao lado e mais uma vez, empréstimo no banco,
contratação de uma empresa de engenharia, “muito chique para quem começou
pintando paredes...” Começamos a atender o 1º Segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Nascia também meu 3º filho. A
cada dia aprimorávamos mais o nosso trabalho.
Com o projeto Bilíngue, tivemos dificuldade em encontrar no mercado um
material gráfico que pudéssemos utilizar em nossas aulas, que eram diárias para
as turmas a partir do 1º período ao 5º ano, pois os que estavam disponíveis no
mercado não atendiam a nossa proposta do segundo idioma em todas as disciplinas.
Dessa maneira tínhamos mais um desafio: criar o nosso próprio material
didático. Junto com a coordenação do bilíngue, demos início à criação de nosso
livro. Um para cada ciclo. Foi um ano de muito trabalho, muita pesquisa, muita
criação, muitas horas de estúdio de gravação para gravar os CDs, cada livro
precisava ter um CD, foi preciso compor as músicas. Após um ano, nosso material
estava pronto, passamos então a utilizar o nosso próprio material didático do
1º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A preocupação com o meio ambiente também sempre está
norteando os nossos projetos, projetos como:
“Dia da Limpeza de praias”, “Plante uma árvore em seu bairro” “Recicle o
seu lixo” e hábitos de conservação do meio ambiente são sempre estimulados, lixo na lixeira,
aproveitamento de embalagens...Para tratar das questões de cidadania e
solidariedade começamos a criar projetos que envolvessem toda a comunidade.
Através do Projeto “Paz e amor” fizemos palestras abertas a comunidade, levamos
nossos alunos para conhecer e presentear crianças do orfanato “Sítio dos
Anjos”, fizemos gincanas para angariar agasalhos e alimentos onde participou
toda a comunidade. Conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos.
Como culminância desse projeto, nossos alunos vestindo branco, deram um abraço
no quarteirão de nossa escola. Inscrevemos esse projeto no concurso da UNESCO
e através dele conseguimos ganhar o “ SELO ESCOLA SOLIDÁRIA”. O Selo Escola
Solidária é o símbolo de um processo de reconhecimento e identificação das
escolas de Educação Básica, que priorizam sua articulação com a comunidade por
meio de atividades e projetos de voluntariado educativo. De acordo com o
Instituto Faça Parte, responsável pelas certificações, “as experiências certificadas,
como a nossa, mostram a força da articulação da escola como núcleo de cidadania
em sua comunidade, melhorando a qualidade de educação que oferece”. Em 2002 alugamos o terreno atrás de nossa
escola e criamos a “AQUÁTICA”. Construímos uma piscina e uma quadra
poliesportiva e demos início ao nosso “Clube de Esportes”. Nossos alunos hoje
têm aulas de natação, futebol, basquete, voleibol, ballet, jazz, capoeira e
ainda criamos em nossa piscina, horários especiais de hidroginástica para
atender as vovós e as mamães de nossos alunos criando assim, um vínculo maior
escola x família.
Continua no próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!