No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo. ("Não, a pintura não está feita para decorar apartamentos. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo.")
Pablo Picasso, sobre Guernica
Apresentação da tela "Guernica" de Pablo Picasso
para debate com os alunos sobre a desconstrução da obviedade na arte.
Observando a pintura com traços cubistas, os alunos interpretaram as figuras
com formas geométricas e perceberam a intenção do pintor ao criar a obra. A
partir da análise da tela do Picasso os alunos irão construir na próxima
semana, dia 06 de setembro, um grande painel com o tema "Sonhos de
Paz". Neste painel os alunos irão fugir da obviedade dos símbolos já
conhecidos e retratar tudo aquilo que para eles simboliza a paz .
Profa.
Camila Mendonça
“Guernica”
Saiba mais sobre a obra
Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por
ocasião da Exposição Internacional de Paris.
Foi exposto no pavilhão da República
Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente
tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26
de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco
Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco -
algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio
da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata
pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea
alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.
Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e
brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a
retratação monocromática do fato.
Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos
templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O
posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o
observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido
ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba
explodindo.
Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para
os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um
conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta para sua vida amorosa , e
toda vez que ele via o quadro, pensava consigo mesmo, será que o meu problema é
maior que essa guerra, ou tem mais importância para os outros, e naquele
momento ele conseguia esquecer. O que para nós demonstra uma grande preocupação
por parte dele mesmo.
Curiosidades...
- Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazistas, um oficial alemão, diante de uma fotografia reproduzindo o painel, perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. O pintor, então, teria respondido: "Não, foram vocês!".
- Na parte central (inferior direito) do quadro, a pelagem do cavalo mutilado é retratada com pequenos traços verticais. Picasso teria começado a fazê-las, mas quem as terminou teria sido sua esposa, pois o artista teria dito que davam muito trabalho.
- Esteve exposto no Casón del Buen Retiro antes de ir para o Museu Rcv cem 1994.
- O quadro, transferido para Nova Iorque durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu do pintor a ordem de que apenas quando a Espanha natal fosse um país democrático poderia para lá ser transladada. Ficou sob a guarda do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - MOMA. Isso ocorreu apenas a 9 de Setembro de 1981 , sendo Guernica retirada do MOMA rumo a Madrid. Tinha chegado ao final a peregrinação da obra a que chamavam os espanhóis de "el último exiliado".
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