Seções

Compartilhe

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NUTRIÇÃO - ALIMENTAÇÃO DE 1 AOS 3 ANOS DE IDADE


Formação do Hábito Alimentar.
                
A criança deve acostumar-se com os sabores naturais dos alimentos desde cedo, preparados de forma simples, sem adição de muito sal, gordura e açúcar. Por isso, nada melhor que a comida caseira, o suco natural sem ou com pouco açúcar e frutas como sobremesa.

Distribuição das Refeições.
               
 Não é bom para adultos, no geral, e crianças, em particular, ficar muitas horas sem comer e, muito menos, pular refeições. As que têm este hábito podem, com o tempo, ter um déficit de energia e de nutrientes comprometendo o seu crescimento e desenvolvimento. Não é só isso. Crianças que passam horas sem comer ficam irritadas, choram mais e fazem birras por qualquer coisa. Na realidade, elas estão com fome e têm dificuldade em se expressar de outra maneira.

               
Para a criança manter-se sempre abastecida de energia, é recomendável que os alimentos a serem ingeridos durante o dia estejam distribuídos entre cinco e seis refeições. Quanto maior o número de diferentes alimentos que a criança recebe por dia, menor será a chance dela desenvolver carências de nutrientes.

Horário das refeições.
                
Os horários das cinco ou seis refeições diárias de crianças entre 1 a 3anos devem ser os mais coincidentes possíveis com os da família. É comum o seguinte esquema de refeições; café da manhã, colação, almoço, jantar e, dependendo do horário do jantar, deve-se oferecer leite antes de dormir. Esta última refeição só deve ser oferecida se a criança, em seguida, escovar os dentes.
                
Lugar de comer é na mesa, e sempre que possível, acompanhada da família. Mesmo considerando as
atribuições da vida moderna, recomenda-se que a criança faça pelo menos uma refeição ao dia com a família. Nesse momento, os pais devem conversar bastante com ela, dar exemplo comendo os mesmos alimentos que são oferecidos a ela e explicar a importância de uma boa dieta. O segredo é fazer tudo isso sem ser chato, sem obrigação e com prazer.
                
Ter horário certo para comer cria uma rotina que faz a criança sentir-se cuidada e, ao mesmo tempo, facilita a tarefa de seu organismo para metabolizar os alimentos. Com o tempo, nota-se que ela sente fome sempre na mesma hora, passando a esperar pelas refeições. Outro benefício desse hábito é a prevenção da obesidade. Estando sempre bem alimentada, a criança fica menos sujeita à alimentação por impulso, que normalmente ocorre em momentos em que está distraída brincando, na frente da televisão, na cama ou no carro[i].





[i] Fonte: Guia de Nutrição Infantil
Autor: Maria Luiza de Brito Ctneas - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!