Os profissionais da educação tem apresentado atualmente
muitas reflexões à respeito do movimentado mercado educacional, quando o
assunto é a combinação de humano com a máquina.
Os cientistas revelam em suas pesquisas, que um dos
principais propósitos desse ramo da ciência da computação é desenvolver
mecanismos e dispositivos tecnológicos que simulem a capacidade humana de
raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, buscando alcançar a
inteligência que é característica dos seres humanos.
É uma tendência mundial de grupos de cientistas e grandes
empresas em buscar e ampliar as possibilidades e os efeitos da aplicação da IA
(Inteligência Artificial) e no Brasil o tema apareceu com força total na última
edição do Congresso Bett Educar, realizado em São Paulo, maior evento de
Educação e Tecnologia da América Latina.
Portanto não há como negar o quanto o IA está presente em
nosso cotidiano: nos atendentes virtuais que auxiliam as nossas ligações telefônicas
ou tiram nossas dúvidas em chats on-lines ou no próprio Smartphone, como o
Google Now e Google Assistant (Android) ou a Siri (iPhone).
Na educação a principal função da Inteligência Artificial é
o ajuste do currículo de acordo com os interesses e facilidades de cada um.
Auxiliando-os para que avancem, numa perspectiva de estimular e sustentar o
trabalho de forma mais exclusiva e individual, pois o sistema percebe o aluno,
identificando-o e adapta um plano de estudos específico a ele, ou ainda demonstra
as preferências e potencialidades em áreas distintas, assim como as adequações
e mudanças que o professor poderá oferecer e fazer nas aplicações dos
conteúdos.
As experiências com o uso do IA demostram que é uma
propensão mundial repleta de desafios e oportunidades.
Atualmente quando o professor se utiliza desta ferramenta
numa proposta de aula invertida, desafia o aluno com uma pesquisa, com
exercícios também via internet, ele consegue obter informações com gráficos e
percentuais de acertos e erros com maior precisão e rapidez, mapeando assim o
grupo possibilitando focar e personalizar os próximos exercícios e/ou desafios,
de forma individualizada e assim alcançar maior exatidão e desenvolvimento na
multiplicação dos conhecimentos e aprendizagem de cada aluno.
Consideramos não haver dúvidas de que estas inovações são
ferramentas usadas para auxiliar os professores e o uso da tecnologia é para
melhorar a sala de aula, afinal computadores são eficazes em analisar dados e
identificar padrões de erros e acertos, mas não são assertivos quando o assunto
é entender as emoções ou confirmar o intelecto, portanto isto comprova a
importância da figura humana de um bom professor.
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