Seções

Compartilhe

segunda-feira, 2 de abril de 2018

MAIS AMOR POR FAVOR!




As emoções podem influenciar na aprendizagem, o que vem sendo cada vez mais destacado pelos estudos e pelas comprovações da Neurociência. Diante da comprovada importância das habilidades socioemocionais, precisamos trabalhá-las desde cedo. As emoções podem influenciar de forma importante o rendimento escolar.
Quando o professor está atento a capacidade de gerenciamento das emoções de seusalunos, ele vai ajudá-los a lidar com obstáculos e estimulá-los a traçar metas, o que terá impacto direto no aprendizado e na vida pessoal.     
Uma das habilidades trabalhadas na escola é o espírito de colaboração, que incentiva a criança a trabalhar em equipe, ter comportamento cidadão e responsabilidade, o que será importante para a vida.               
Outra habilidade é a resiliência, fundamental para a pessoa enfrentar dificuldades, vencê-las e se tornar mais forte - e com capacidade de atingir objetivos e se adaptar a circunstâncias diversas.         
Criatividade, inteligência emocional, mediação de conflitos e empatia são algumas habilidades fundamentais para um desenvolvimento pleno (incluindo o acadêmico e o profissional) nos dias atuais.    
Buscando a formação dessas habilidades e competências, estamos desenvolvendo o Projeto “Mais amor por favor”, pois é possível (e necessário) trabalharmos a inteligência emocional desde bem cedo. As emoções são inerentes ao ser humano; saber lidar com elas é fundamental para que possamos tomar as melhores decisões.                
Nosso Projeto educacional busca levar as crianças ao desenvolvimento da capacidade de lidar com as próprias emoções, desenvolver o autoconhecimento, relacionar-se com os pares de forma respeitosa e empática, ter uma imagem positiva de si (para além dos estereótipos), mediar conflitos e usar o diálogo para resolvê-los, saber expressar o que sente, tolerar frustrações que fazem parte da formação do indivíduo, entre outras habilidades.                
Pesquisas já apontam que as crianças dessa geração, com excesso de agenda e superprotegidas de qualquer tipo de frustração, estão tornando-se adultos narcisistas e incapazes de lidar com os conflitos que a vida trará.               
Importante ressaltar que a criança APRENDE BRINCANDO! Uma criança que brinca, aprende a perder, a ouvir o outro e argumentar que sua ideia “é boa”, a avaliar riscos, a resolver problemas, a vencer desafios, a ter criatividade e imaginação, entre outras aprendizagens que ninguém ensinaria com tanta propriedade e sentido em nenhuma aula ou nenhum curso específico.
A Base Nacional Comum Curricular aborda a importância da brincadeira e da interação entre os pares:
A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas prendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
BNCC – página 35.

     
 

A habilidade de reconhecer seus sentimentos, compreender os dos outros e saber lidar com eles, é tão importante quanto as funções cognitivas. A inteligência emocional precisa ser desenvolvida, tanto quanto a aprendizagem formal.
Denise Philot
Coordenadora do Berçário ao 1º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!