As emoções podem influenciar na aprendizagem, o que vem
sendo cada vez mais destacado pelos estudos e pelas comprovações da
Neurociência. Diante
da comprovada importância das habilidades socioemocionais, precisamos
trabalhá-las desde cedo. As emoções podem influenciar de forma importante o
rendimento escolar.
Quando
o professor está atento a capacidade de gerenciamento das emoções de seusalunos, ele vai ajudá-los a lidar com obstáculos e estimulá-los a traçar metas,
o que terá impacto direto no aprendizado e na vida pessoal.
Uma das
habilidades trabalhadas na escola é o espírito de colaboração, que incentiva a
criança a trabalhar em equipe, ter comportamento cidadão e responsabilidade, o
que será importante para a vida.
Outra
habilidade é a resiliência, fundamental para a pessoa enfrentar dificuldades,
vencê-las e se tornar mais forte - e com capacidade de atingir objetivos e se
adaptar a circunstâncias diversas.
Criatividade,
inteligência emocional, mediação de conflitos e empatia são algumas habilidades
fundamentais para um desenvolvimento pleno (incluindo o acadêmico e o
profissional) nos dias atuais.
Buscando
a formação dessas habilidades e competências, estamos desenvolvendo o Projeto
“Mais amor por favor”, pois é possível (e necessário) trabalharmos a
inteligência emocional desde bem cedo. As emoções são inerentes ao ser humano;
saber lidar com elas é fundamental para que possamos tomar as melhores
decisões.
Nosso
Projeto educacional busca levar as crianças ao desenvolvimento da capacidade de
lidar com as próprias emoções, desenvolver o autoconhecimento, relacionar-se
com os pares de forma respeitosa e empática, ter uma imagem positiva de si
(para além dos estereótipos), mediar conflitos e usar o diálogo para
resolvê-los, saber expressar o que sente, tolerar frustrações que fazem parte
da formação do indivíduo, entre outras habilidades.
Pesquisas
já apontam que as crianças dessa geração, com excesso de agenda e
superprotegidas de qualquer tipo de frustração, estão tornando-se adultos
narcisistas e incapazes de lidar com os conflitos que a vida trará.
Importante
ressaltar que a criança APRENDE BRINCANDO! Uma criança que brinca, aprende a
perder, a ouvir o outro e argumentar que sua ideia “é boa”, a avaliar riscos, a
resolver problemas, a vencer desafios, a ter criatividade e imaginação, entre
outras aprendizagens que ninguém ensinaria com tanta propriedade e sentido em
nenhuma aula ou nenhum curso específico.
A Base Nacional Comum Curricular aborda a importância da
brincadeira e da interação entre os pares:
A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da
infância, trazendo consigo muitas prendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as
interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é
possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação
das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das
emoções.
BNCC – página 35.
A habilidade de
reconhecer seus sentimentos, compreender os dos outros e saber lidar com eles,
é tão importante quanto as funções cognitivas. A inteligência emocional precisa
ser desenvolvida, tanto quanto a aprendizagem formal.
Denise Philot
Coordenadora do
Berçário ao 1º Ano
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