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quarta-feira, 2 de maio de 2018

CONSTRUINDO MENTES QUE PENSAM



"There is nothing as powerful as a thinking mind."
"Não há nada tão poderoso quanto uma mente pensante."






Ser uma escola bilíngue é, antes de qualquer coisa, ensinar duas línguas de forma eficiente, e isso, a Babylândia e Atuação não só tem certeza que faz, como também é chancelada por outras instituições renomadas, como as Universidades de Cambridge e Valencia. No entanto, a escola sempre pensa no que pode acrescentar a esse ensino bilíngue, de forma a ampliar o aprofundamento dos alunos no segundo idioma.

Nesse sentido, um dos projetos que tem movimentado a escola, entre tantos outros, mas que merece destaque é o “Made for Minds”, cujo lema principal é promover um debate sobre algum tema de relevância social, entre os alunos do 6º ao 9º Ano do Fundamental, levando em conta a seguinte filosofia: “There is nothing as powerful as a thinking mind” (“Não há nada tão poderoso quanto uma mente pensante.”).

O último tema debatido nesse projeto foi o “Time’s up”, expressão utilizada pela mídia, atores e artistas em solidariedade às vítimas de assédio e violência, que foram ouvidas e amparadas pela sociedade, recentemente, em vários eventos importantes como o Oscar/2018. Ao trazer à tona, na língua inglesa, esse tema polêmico, a escola pretende despertar nos alunos o senso crítico, a procura pela informação correta, num movimento contrário as fake news, no intuito de despertar nos alunos a sensibilidade para os vários assuntos que temos vivido recentemente no mundo e que nos afeta, ainda que não tenhamos ciência disso ou que consideramos distante da nossa realidade.

“Time’s up” revelou, em nossas salas de aula, como precisamos debater essas questões que envolvem as diferenças sociais, como preconceito racial e sexismo.  Além de nos ter feito perceber o quanto essa geração está atenta a essas ideias do mundo globalizado, na busca por valores que reprimam qualquer tipo de exclusão – isso nos leva a pensar que estamos no caminho certo, afinal acreditamos numa educação linguística de qualidade para construir uma sociedade mais tolerante, cujas diferenças de comportamento e de escolha sejam respeitadas e valorizadas.  

O caráter multicultural desse projeto não se restringe apenas às temáticas abordadas e ao desenvolvimento da língua inglesa, ele propõe desafiar os alunos a se colocar em um mundo social cada vez mais plural, utilizando repertórios linguístico-discursivos, de uma língua internacional, articulada a aspectos culturais para o exercício do protagonismo social. Essa lógica nos guia na direção de construirmos mentes que pensam, alunos que sonham e que, futuramente, darão a sua contribuição para um mundo melhor.


Renata Pontes Barreiros
Coordenadora Pedagógica do Bilíngue
Graduada em Letras - UERJ
Pós Graduada no Ensino de Línguas - UERJ

                                     Mestre em Educação - Área de Curriculo e Linguagem - UFRJ                                                                       

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