Com o “boom” das informações na sociedade contemporânea surge a necessidade de teorias construtivas para a biblioteca escolar. O uso de estratégias didáticas é fundamental para que o aluno consiga desenvolver suas habilidades informacionais.
Nesse sentido, dinamização é a palavra presente no discurso da leitura na biblioteca escolar, para que seja agente de transformação de ensino, a partir do momento em que ela promova mudanças pedagógicas na escola.
Na realidade, a construção do conhecimento pode ser realizada a partir da busca e do uso da informação, utilizando a biblioteca escolar como elemento-chave na educação.
A Biblioteca Babylândia e Atuação procura ser um instrumento facilitador da pesquisa escolar, evidenciando as ações conjuntas entre professor e o profissional da informação.
O que evidência a construção de novos paradigmas educacionais, os quais são importantes para ampliar a formação dos estudantes e futuros leitores. A questão do incentivo a leitura é fundamental, pois caso contrário o livro não cumpre a sua missão, e o livro sem leitor é apenas um objeto.
Finalizando, conhecer o estilo de leitura de cada um, foi fantástico. Estilos como mistério, romance, aventura, poesia, entre outros. E aqui fica o meu abraço a todos os pequenos usuários da biblioteca Babylândia e Atuação.
OBS: Dentre as muitas atividades realizadas em nossa biblioteca escolar, no mês de maio, iniciamos os encontros literários, atividade desenvolvida no Projeto “Inventando histórias com literaturas inspiradoras”, que contribuem para incentivar e envolver toda a comunidade escolar, fomentando o encantamento pelo livro, leitura e letramento, objetivando transformar e formar o desenvolvimento do raciocínio com criticidade, consciência e autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!