Seções

Compartilhe

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

DICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA QUEM ESTÁ SE PREPARANDO PARA O ENEM



Às vésperas de uma prova como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter uma boa alimentação é muito importante e pode fazer a diferença. Alguns alimentos podem dar sono ou causar mal-estar (já pensou ter dor de barriga bem no dia?), enquanto outros podem melhorar a disposição e deixar você mais alerta.

 Evite comer muito de uma só vez – isso vai te deixar sonolento.

Em vez disso, distribua melhor as refeições ao longo do dia e evite sempre comidas pesadas. “O ideal é comer de três em três horas para evitar a queda da taxa de glicose, o que causa sonolência e dificuldade de raciocínio”.Tenha uma alimentação balanceada com cereais, frutas, legumes, verduras e proteínas – isso irá fortalecer seu sistema imunológico e protegê-lo contra gripes e resfriados. 
Alimentos ricos em ácidos graxos, como castanhas, nozes, sardinha, atum e salmão também são ótimos para a memória e concentração. As nutricionistas  dão  algumas sugestões para a hora e que bate aquela fome entre uma refeição e outra: “Para os lanches intermediários, monte combinações como iogurte com frutas; torrada integral com queijo branco ou requeijão; sanduíche de pão integral acompanhado de um copo de suco de frutas”.



Nada de baladas e bebedeiras!

Beber e passar uma noite sem dormir bem não vai trazer efeitos positivos para a sua concentração e fará seu rendimento cair. Há muitas outras maneiras legais – e saudáveis – de descansar e se distrair nesta semana. Deixe as festas apenas para comemorar o final das provas.


Tome muita água.

Procure tomar bastante água tanto na semana quanto no dia das provas. “A falta de hidratação do organismo aumenta o estresse e prejudica a função gastrointestinal”. “A água regula a temperatura corporal e é um veículo essencial para o transporte de nutrientes. Procure deixar uma garrafa com água em sua mesa de estudo para facilitar o seu acesso”, e  prefira sucos naturais a refrigerantes ou sucos artificiais: a vitamina C presente na laranja, limão e abacaxi, por exemplo, é excelente para fortalecer seu organismo. 

Recomendamos que o aluno faça uma refeição leve  na noite anterior à prova. “Evite comer carne nesse período. A digestão das proteínas é um processo que ocorre a noite inteira, período que é também um momento de descanso, produção hormonal e recuperação do organismo. A digestão da carne consome muita energia do corpo e ele acaba não descansando tanto quanto poderia, o que pode resultar em fadiga no dia seguinte”. O ideal é fazer uma refeição rica em fibras e com alimentos frescos, incluindo frutas e grãos.



Evite energéticos na véspera da prova – é hora de relaxar

O café e as bebidas energéticas são os fortes aliados da madrugada, já que dão uma sensação de alerta e vigor. “Mas, além de haver muitas comprovações dos seus efeitos adversos, você precisa estar descansado de verdade no dia da prova. E manter-se agitado e sem noites regulares de sono não irá lhe favorecer na hora H”. .Além disso, quando consumidos em excesso, eles podem te deixar ainda mais ansioso.

O que muitos esquecem é que a alimentação também pode ser uma aliada nesse processo, principalmente para garantir disposição e concentração. 

A alimentação faz toda a diferença, pois o modo como os alimentos são preparados, o tempo de digestão e as propriedades nutricionais podem influenciar, e muito, no desempenho, concentração e disposição do estudante.

O almoço dos participantes da prova deve ser equilibrado e leve, evitando frituras e alimentos que necessitam de uma digestão mais lenta. Isso evita a baixa concentração para a prova, e reduz o desconforto digestivo que pode prejudicar o desempenho para o raciocínio. Os alimentos escolhidos para o almoço (frango, salada, arroz integral, legumes e feijão) combinam nutrientes, vitaminas e minerais que forneçam energia de forma lenta e gradual, e apresentam maior facilidade de serem digeridos.




Alguns exemplos de lanche para durante a prova


Água de coco

Água sem gás

Mix de castanha do Pará e amêndoas, biscoito polvinho

Frutas

Chocolate 70% cacau

SUCESSO!!!!


Maria Goretti e Mara
Nutricionistas Babylândia e Atuação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!