Seções

Compartilhe

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Há 20 anos nascia um sonho. Nascia a nossa escola.

O depoimento a seguir é da nossa Diretora Maria Cláudia Sampaio.
Ele é emocionante e encorajador.
Vale a pena acreditar no seu sonho.
Aproveite a leitura.


"Desde bem pequena sempre tive o desejo de ser professora, nada me encantava mais do que a ideia de poder ensinar e perceber o crescimento intelectual das pessoas. Filha de pais separados e caçula de três filhos, fui criada por minha mãe que com muita dificuldade conseguiu nos oferecer uma educação pautada em princípios éticos e de cidadania. Aos dezessete anos entrei na faculdade de letras. Começava, então,  o sonho de ter a minha própria escola. Uma escola que pudesse olhar cada criança com um olhar individual, que conseguisse perceber as peculiaridades de cada uma delas e ainda, ensinar com prazer.

Essa é a tia Claudia fiscalizando a obra do nosso Berçário 
No mês de Setembro do ano de 1992, após meu marido, meu parceiro, receber uma comissão, ele me disponibilizou a quantia de U$ 3.000,00. Era pouco, mas era o que tinha em mãos. Após muita procura, conseguimos uma casa pra alugar. Como o dinheiro era pouco nós mesmos tivemos que quebrar, pintar, consertar... O 1º berço era do meu filho, panelas doadas da sogra, brinquedos comprados a prestações... No dia 05 de Janeiro de 1993 começava a realização de meu sonho. O início foi difícil, iniciamos o ano com apenas 15 crianças, o dinheiro não dava pra pagar funcionários e então nós mesmos cozinhávamos, trocávamos fraldas e fazíamos a limpeza. Como existiam muitas escolas próximas, precisava pensar em um diferencial e então começamos a trabalhar em horário integral oferecendo para as crianças todas as refeições e até mesmo a opção de “hotelzinho” nos fins de semana. Atendíamos crianças de 6 meses até 3 anos. A notícia se espalhou pelo bairro e começamos a receber muitas visitas e as matrículas foram acontecendo. Era hora de investir. Fui ao banco e fiz um empréstimo para a compra de brinquedos de pátio e também mandei fazer folhetos de propaganda para distribuirmos pelo bairro. Ao final do 1º ano já tínhamos 32 alunos. A essa altura já tínhamos 5 funcionárias com carteira assinada.  Era muito trabalho, chegava à escola as 06h30 e só ia embora por volta das 21h após deixar tudo arrumado e preparado para receber as crianças no dia seguinte ás 07h. Ao fim do 2º ano de trabalho a casa ficou pequena pra nós, tínhamos por volta de 60 alunos .Apareceu na rua de nossa escola uma casa à venda que era de espólio e por essa razão, com preço menor no mercado. Não pensamos duas vezes, fomos ao banco conseguimos parte do dinheiro e vendemos nosso apartamento. Compramos a casa! Fomos morar com minha mãe. No início de 1996 mudamos de endereço e começamos também a trabalhar com turmas de alfabetização. Foi um ano difícil. A escola a essa altura já era conhecida no bairro pelo carinho e seriedade com que tratávamos as questões de educação. Percebi que precisava me dedicar mais as questões administrativas e delegar as questões pedagógicas a outras pessoas. Comecei a ler e pesquisar mais sobre administração. Fazíamos todos os meses uma reunião com todos os funcionários para ouví-los e dessa forma, aperfeiçoar e melhorar o nosso trabalho. No ano de 1999 comecei a perceber a necessidade de oferecer mais aos meus alunos. Pensei na possibilidade de aumentar a carga horária do inglês e dessa forma me dediquei à pesquisa de escolas bilíngues. Estudei muito, consegui um estágio em uma escola bilíngue, fui visitar algumas escolas americanas e assim surgia a 1ª escola bilíngue de Niterói. Única escola bilíngue reconhecida pela Secretaria de Educação."

Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!