Seções

Compartilhe

quarta-feira, 23 de julho de 2014

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR - PARTE 2

Continuação...

Segundo a neurociência, é no cérebro afetivo-emocional que as emoções se organizam, em regiões interconectadas, e determinam a concentração, a atenção, a memória e o prazer de aprender.
A emoção, seja ela positiva ou negativa, interfere no cognitivo e nos pensamentos (afinal, somos seres sociais e afetivos). Através do afeto, as emoções negativas podem ser reeditadas, favorecendo tanto o aprendizado, quanto a relação professor-aluno.
Vygotsky afirma que as reações emocionais exercem influência sobre o comportamento no processo educativo, pois as funções complexas do pensamento são efetivadas pelas trocas sociais, tendo o afeto, papel preponderante. Ainda segundo Vygotsky (2004), “sempre que comunicamos alguma coisa a algum aluno devemos procurar atingir seu sentimento”.

A escola é um lugar essencialmente da socialização, da convivência e da interação, onde as relações afetivas têm papel preponderante. Assim, o ponto de partida do trabalho em sala de aula deve ser a emoção. O afeto, a curiosidade e o estímulo atuam no início para canalizar a atenção e depois para ajudar a memória no resgate das informações.

O ensino precisa ser desafiador e proporcionar meios para que o aluno dê sentido ao que está aprendendo, que saiba relacionar, refletir e dar novos significados às informações.
Com a Neurociência, a motivação e a afetividade associadas à aprendizagem, ganharam base científica.
As descobertas da Neurociência nos mostram que através de atividades prazerosas e desafiadoras, acontece o “disparo” entre as células neurais: as sinapses se fortalecem e as redes neurais se estabelecem mais facilmente.

Os estímulos que a criança receber, as dificuldades que enfrentar e as hipóteses que levantar para vencer desafios e se adaptar às muitas questões do ambiente, vão definir os caminhos de seu desenvolvimento.

                                Denise Philot 
 Coordenadora Pedagógica do Berçário ao 1º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!