Seções

Compartilhe

segunda-feira, 16 de maio de 2016

PROJETO “DIVERSIDADE – CONVIVENDO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS” - DIÁRIO VIRTUAL DO 4º ANO A E B



Foi sugerido pelas Professoras Michele Freires e Clara Lopes, a leitura de dois livros, “O ônibus de Rosa” e “O surfista e o sertanejo”, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos linguísticos do grupo e desenvolver o gosto pela leitura. A proposta foi apresentada para as turmas do 4º ano e cada turma adquiriu uma obra. Após a leitura, eles deveriam trocar os livros, afim de que todos tivessem acesso à leitura das duas obras. A escolha dos livros foi embasada no projeto “Diversidade – Convivendo e respeitando as diferenças”, o qual desempenha um papel de fundamental importância: a oportunidade de repensar valores como: paz, justiça e respeito as diferenças.

Os alunos demonstraram empenho, curiosidade, criatividade e senso crítico em relação ao tema abordado nos livros propostos, organizando e construindo saberes e aplicando-os através da prática de emprestar o seu livro e ao mesmo tempo utilizar o livro do amigo para a realização das atividades.
Desse modo, propomos o envolvimento de todos os alunos, incentivando a participação e a interação, construindo um crescimento mútuo através da leitura.

1º  Os alunos adquiriram o livro e imediatamente sentiram-se atraídos pela leitura individual e também as discussões realizadas durante as aulas, sobre os capítulos lidos;

2º  Foram surgindo vários questionamentos e comparações entre as leituras e os dias atuais;
-Discriminações entre pessoas de raças diferentes; situações sócio econômica; questões religiosas; diferenças culturais;

Depoimento de alguns alunos sobre o trabalho desenvolvido.



Angeline Dias de Oliveira
Foi assim, cada turma comprou um livro: O 4º ano A “O ônibus de Rosa” e o 4º ano B “O surfista e o sertanejo”. A tia Michele trocou os livros para darmos uma lida, nos livros da outra turma também. No começo não gostei, mas depois acabei gostando! Adorei!



Manuela Weissmann
A minha professora trocou o livro “O surfista e o sertanejo” do 4º ano B e o “O ônibus de Rosa” do 4º ano A. Enfim, foi bem divertido, todos nós amamos!

Augusto Brigido Silva
Foi uma experiência incrível, nunca tinha feito isso, agora me sinto mais encorajado. Esse livro “O ônibus de Rosa” fala sobre as diferenças culturais e sócio econômicas e discriminação de raça. Na troca peguei o livro de um negro mas não me importei, pois ele é meu amigo.

Lucas Cunha
Achei muito legal a leitura dos livros, nós aprendemos a respeitar as diferenças.
Melissa Freires
 Nós conhecemos dois livros muito legais. Aprendemos a conviver com as diferenças. Foi muito legal!

Giovanna de La Torre
Eu aprendi que não devemos ter preconceito com ninguém.







 
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!