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quarta-feira, 6 de junho de 2018

APRENDER UM NOVO IDIOMA É DIFÍCIL, PORÉM POSSÍVEL

A trajetória para aprender um novo idioma é cercado de desafios, demanda tempo e requer esforço. No início, geralmente, o aluno está disposto e confiante, demonstrando muito interesse no que está por vir.  Mas também é comum que ele se sinta ansioso e inseguro diante das questões que o aprendizado de um novo idioma impõe e é, justamente, no momento em que essas últimas sensações se sobrepõem às primeiras, que muitas pessoas desistem. O caminho é quase sempre o mesmo, na maioria da vezes, é difícil, porém possível.
ENSINO BILÍNGUE

A internet como aliada

A geração atual tem a internet como sua aliada, com uma gama de possibilidades, que ajudam no desenvolvimento de um novo idioma. Os jovens podem aprender através de músicas, vídeos, jogos interativos, etc. Contudo, sejamos realistas! Aprender outro idioma não é fácil. A maioria dos alunos descobre que falar uma língua estrangeira requer muito mais esforço e persistência do que estão realmente dispostos a dar, os resultados não são a curto prazo e dependem muito mais do próprio aluno do que de qualquer outro fator.

 Uma trajetória de sucesso na aquisição de uma nova língua

Tomando como ponto de partida que já conhecemos muitos exemplos de pessoas que fracassaram ao aprender um novo idioma, gostaria de compartilhar a história da aluna Rayssa Mattos, do 2º Ano do Ensino Médio, que estuda na Babylândia e Atuação Escola Bilíngue, desde a Educação Infantil. A Rayssa parecia muito motivada a estudar inglês quando criança, porém, conforme o ensino da língua ficava mais desafiador, ela parecia ficar mais desmotivada. Foram inúmeras as conversas com a mãe da aluna, que nunca desistiu, e cobrava da filha o tempo todo que ela estudasse.

Quando a Rayssa entrou na adolescência, ela deixou de ser uma aluna desinteressada e passou a ser uma aluna que estudava – palavras da aluna que ainda acrescentou: “Antes eu não estudava! Hoje, quando tenho que estudar, passo quase três horas mergulhada nos livros. Além disso, assisto todas as séries em inglês”.

Rayssa reconhece o esforço da mãe em colocá-la em uma escola bilíngue e exigir dela esforço para que aprendesse de verdade o segundo idioma. A Renata, mãe da Rayssa, se enche de orgulho ao falar da filha e pontuar o crescimento linguístico da adolescente: “Agora, quando viajamos, a Rayssa cuida de tudo! Ela me ajuda a comprar o que eu quero, ela interage com os americanos com segurança e ainda usa gírias e expressões nativas com muita eficiência.”

Trazer um pouco dessa trajetória de sucesso da nossa aluna Rayssa, nos enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos no caminho certo. A Rayssa é um bom exemplo de que resultados só aparecem com esforço e dá trabalho. Talvez, por isso pareça, para tanta gente, muito sedutora a proposta de eliminar as antigas tradições no ensino de línguas estrangeiras e investir em novos métodos, mais rápidos e eficazes. Logo, não conheço nenhum método eficaz que tenha desenvolvido a língua inglesa sem esforço. O aluno não pode ter 100% de fluência se ele só se dedicou 50% - infelizmente, essa conta não fecha.

 Embora saibamos que a tarefa da escola é árdua, ensinar inglês por um longo tempo e manter nossos alunos motivados é um dos principais objetivos do ensino bilíngue da Babylândia e Atuação. Para que isso aconteça, a gente precisa do tempo escolar, da dedicação do aluno e da parceria das famílias – essa conta é a única que fecha com saldo positivo.


Renata Pontes Barreiros
Coordenadora Pedagógica do Bilíngue 
Graduada em Letras - UERJ
Pós Graduada no Ensino de Línguas - UERJ
Mestre em Educação – Área de Currículo e Linguagem - UFRJ

         


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