O jogo permite e impulsiona ao aluno ser um sujeito ativo e
interativo, facilitando a aquisição do conhecimento.
Todas as crianças possuem um repertório de conhecimentos,
que formam sua estrutura cognitiva.
Diante do desafio e de uma nova meta que surge através do
jogo, a criança se interessa e se mobiliza para conhecer esse novo estímulo,
estabelecendo assim, uma relação entre o que já sabia e sua estrutura cognitiva
para aprender a nova informação, reorganizando assim, seu acervo de
conhecimento.
O jogo é uma atividade social, com função pedagógica, que
traz consigo, a oportunidade de interação, construção de conhecimento e
aprendizagem.
Dessa forma, a criança torna-se o sujeito ativo de sua
aprendizagem, aquele que age sobre o conhecimento, apropriando-se do objeto a
ser aprendido.
Através do jogo, as crianças experimentam situações e
constroem hipóteses, criam novas estratégias de ação, testam seus limites e
colocam em prática suas habilidades para solucionar os problemas trazidos pelos
novos desafios. Ao jogar, a criança faz descobertas, avança no domínio das
dificuldades, constrói e reconstrói, interage e aprende.
Nesse cenário, o professor tem a possibilidade de observar e
conhecer melhor seus alunos, suas conquistas e dificuldades e a forma como
interage.
Através desse trabalho pedagógico com jogos, a criança
sente-se segura e participante ativa, pois o ambiente tem sentido e assim,
estímulo para construção do próprio conhecimento, já que pode agir sobre ele,
ao discutir, realizar, contrapor, propor, decidir, avaliar, levantar hipóteses,
etc.
Denise
Philot.
Coordenadora Pedagógica do Berçário ao 1º Ano do Ensino Fundamental.
8denise@babylandiaeatuacao.com.br
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