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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

UM OLHAR PARA O TRABALHO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

“Alfabetizar matematicamente” é tão importante quanto  aprender a ler e escrever.

As crianças na escola vivenciam noções matemáticas o tempo todo, por meio de levantamento de hipóteses, comparações, relações entre numeral e quantidade, registro numérico, noções de tempo e espaço, etc.

A matemática está presente em todas as outras  áreas como linguagem, artes, música, brincadeiras e jogos, além da organização do pensamento e do raciocínio lógico.


Cabe à escola propor desafios e experiências que oportunizem a criança elaborar conceitos matemáticos e registrá-los. Ao ser desafiada, a criança usa o conhecimento que dispõe para solucionar o problema; ela compara, analisa, faz correspondência, cria, explora e inventa seu próprio modo de expressão, construindo ativamente e de forma autônoma sua aprendizagem.

Na educação infantil essa prática é diária e esses conceitos são trabalhados de forma concreta, real, e usando o estímulo do desafio, que gera naturalmente interesse e curiosidade. O jogo e a brincadeira têm papel fundamental fundamental também no trabalho com conceitos matemáticos e através deles, o professor atinge seus objetivos, abordando seus conteúdos programáticos.


As situações do cotidiano nos proporcionam muitas possibilidades para a elaboração e a formulação de problemas. Acontecimentos da sala de aula e da vida familiar das crianças são, frequentemente, pontes que servem como contextos para que as crianças construam, inventem, criem, levantem hipóteses, façam testagens, comparem e resolvam situações-problemas.

Dessa forma, usamos o jogo, a brincadeira, as situações cotidianas e os materiais concretos para a problematização e a investigação de ideias como forma de ensinar e aprender. Através desses meios, valorizamos a criatividade e a iniciativa da criança em buscar e propor soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e apreciar suas produções e conclusões.

                                  Denise Philot.
   Coordenadora da Ed. Infantil e 1º Ano do Ens. Fundamental.


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