A trajetória para aprender um novo idioma é cercado de
desafios, demanda tempo e requer esforço. No início, geralmente, o aluno está disposto
e confiante, demonstrando muito interesse no que está por vir. Mas também é comum que ele se sinta ansioso e
inseguro diante das questões que o aprendizado de um novo idioma impõe e é,
justamente, no momento em que essas últimas sensações se sobrepõem às
primeiras, que muitas pessoas desistem. O caminho é quase sempre o mesmo, na
maioria da vezes, é difícil, porém possível.
ENSINO BILÍNGUE |
A internet como aliada
A geração atual tem a internet como sua aliada, com uma gama de possibilidades, que ajudam no desenvolvimento de um novo idioma. Os jovens podem aprender através de músicas, vídeos, jogos interativos, etc. Contudo, sejamos realistas! Aprender outro idioma não é fácil. A maioria dos alunos descobre que falar uma língua estrangeira requer muito mais esforço e persistência do que estão realmente dispostos a dar, os resultados não são a curto prazo e dependem muito mais do próprio aluno do que de qualquer outro fator.
Uma trajetória de sucesso na aquisição de uma nova língua
Tomando como ponto de partida que já conhecemos muitos exemplos de pessoas que fracassaram ao aprender um novo idioma, gostaria de compartilhar a história da aluna Rayssa Mattos, do 2º Ano do Ensino Médio, que estuda na Babylândia e Atuação Escola Bilíngue, desde a Educação Infantil. A Rayssa parecia muito motivada a estudar inglês quando criança, porém, conforme o ensino da língua ficava mais desafiador, ela parecia ficar mais desmotivada. Foram inúmeras as conversas com a mãe da aluna, que nunca desistiu, e cobrava da filha o tempo todo que ela estudasse.
Quando a Rayssa entrou na adolescência, ela deixou de ser
uma aluna desinteressada e passou a ser uma aluna que estudava – palavras da
aluna que ainda acrescentou: “Antes eu não estudava! Hoje, quando tenho que
estudar, passo quase três horas mergulhada nos livros. Além disso, assisto
todas as séries em inglês”.
Rayssa reconhece o esforço da mãe em colocá-la em uma escola
bilíngue e exigir dela esforço para que aprendesse de verdade o segundo idioma.
A Renata, mãe da Rayssa, se enche de orgulho ao falar da filha e pontuar o
crescimento linguístico da adolescente: “Agora, quando viajamos, a Rayssa cuida
de tudo! Ela me ajuda a comprar o que eu quero, ela interage com os americanos
com segurança e ainda usa gírias e expressões nativas com muita eficiência.”
Trazer um pouco dessa trajetória de sucesso da nossa aluna
Rayssa, nos enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos no caminho certo.
A Rayssa é um bom exemplo de que resultados só aparecem com esforço e dá
trabalho. Talvez, por isso pareça, para tanta gente, muito sedutora a proposta
de eliminar as antigas tradições no ensino de línguas estrangeiras e investir
em novos métodos, mais rápidos e eficazes. Logo, não conheço nenhum método
eficaz que tenha desenvolvido a língua inglesa sem esforço. O aluno não pode
ter 100% de fluência se ele só se dedicou 50% - infelizmente, essa conta não
fecha.
Embora saibamos que a
tarefa da escola é árdua, ensinar inglês por um longo tempo e manter nossos
alunos motivados é um dos principais objetivos do ensino bilíngue da Babylândia
e Atuação. Para que isso aconteça, a gente precisa do tempo escolar, da
dedicação do aluno e da parceria das famílias – essa conta é a única que fecha
com saldo positivo.
Renata
Pontes Barreiros
Coordenadora
Pedagógica do Bilíngue
Graduada em
Letras - UERJ
Pós Graduada
no Ensino de Línguas - UERJ
Mestre em
Educação – Área de Currículo e Linguagem - UFRJ
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