Seções

Compartilhe

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ADAPTAÇÃO: UM TEMPO DE ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO DE VÍNCULOS AFETIVOS.


A adaptação é um período delicado, importante e muito especial para as crianças e suas famílias, para os professores e para toda a equipe pedagógica envolvida nesse processo.

Tudo é novo e o novo gera expectativa pelo que estar por vir. O processo de adaptação traz intrínseco esse novo (que compreende ter contato o ambiente escolar, conhecer novas pessoas, mudar a rotina, etc), que será descoberto. Para esse período ser tranquilo, seguro e acolhedor para a criança, é preciso tempo, paciência, atenção e diálogo entre família e escola.

Cada criança é um ser único, com sentimentos e ações bem particulares; a adaptação para cada uma também é singular. A nossa função (enquanto educadores e familiares que irão acompanhar esse processo) é auxiliar com um olhar atento e afetivo para a necessidade de cada um.

Alguns procedimentos facilitam e colaboram para uma boa adaptação da criança na escola:

  • Cumprir os horários determinados para esses períodos;
  • Conhecer a rotina da escola;
  • Informar aos professores, durante esse período, pontos importantes da rotina e do “jeito” (gostos, preferências...) do (a) filho (a);
  • Conversar com o (a) filho (a) sobre esse processo de adaptação, estimulando-o (a) a novas descobertas, passando segurança e entusiasmo;
  • Buscar esclarecer todas as dúvidas referentes a esse processo e a rotina da escola com as professoras e/ou coordenação pedagógica. As dúvidas, por mais simples que possam parecer, devem ser esclarecidas;
  • Compreender que a socialização e a abertura de oportunidades para a aprendizagem que a escola proporciona serão altamente importantes para o desenvolvimento global da criança.

Se os pais e familiares percebem a importância desse processo de adaptação e compreendem os benefícios que a escola propõe para o crescimento de suas crianças, nossos “pequenos” perceberão essa esfera de segurança, confiança e entusiasmo! 

Com tempo, atenção e muito carinho, logo os “pequenos” estarão adaptados à rotina da escola e as famílias experimentarão a alegria de acompanhar os progressos e as boas novidades que virão!
                                                                                     

 Denise Philot.
 Coordenadora Pedagógica do Berçário ao 1º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!