De quem é a bola? Dos pais ou da escola?
Um jogo na educação escolar...
O consumismo na contramão da sustentabilidade, nos desafia a
refletir a dinâmica de “quem educa quem”,
um jogo de empurra-empurra de
responsabilidades, de definição de papéis na Educação da criança, que, nesse
jogo, é “a bola”. No mundo capitalista, predatório e globalizado, na busca pelo
“ter”, pela famosa felicidade, onde fica a qualidade da formação do sujeito?
Pais, professores, coordenadores, gestores escolares, líderes, representantes
do governo são responsáveis pelo futuro das crianças, sujeitos individuais e
sociais. E a escola, nesse contexto, tem a tarefa principal de contribuir para
a atuação pedagógica, com a participação efetiva de todos.
Na contemporaneidade, em que a velocidade e o dinamismo dos
processos existenciais, educativos e vivenciais permeiam a busca pela melhor
preparação do sujeito, o novo paradigma social, exige-se um sujeito formado,
informado, conectado e preparado para viver relações em grupo, a escola tem o
grande desafio de formar sujeitos. Os pais, consequentemente, trabalham,
estudam, buscam seus objetivos e a tão significativa felicidade, e, nesse
corre-corre da busca, do encontro, chegam os questionamentos: “E a família?”,
“E os filhos?”, “Quem faz o quê?” “De quem é o papel de educar?”, “Como deve
ser o modelo educacional?”, “Como o sistema político atual prepara os sujeitos
para o futuro?”, “De quem é a bola?”
Certamente, o sucesso da criança no ambiente escolar está
articulado à tríade pais-escola-aluno, elementos fundamentais para proporcionar
resultados satisfatórios no processo de aprendizagem.
Trabalhar com os temas Consumismo e Sustentabilidade será
desafiante para educadores, alunos e familiares, pois envolverá além de
formação de novos conceitos, mudanças de hábitos e atitudes.
À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir
na natureza para satisfação de
necessidades e desejos crescentes, surgem
manifestações e movimentos, inclusive educacionais, que refletem a consciência
de parte da população sobre o risco que a humanidade corre ao afetar de forma
tão violenta o seu meio ambiente. A exploração dos recursos naturais passou a
ser feita de forma intensa. Os recursos não – renováveis, ameaçam esgotamento.
Milhares de toneladas de lixo são produzidos diariamente, assim como aumenta o
desperdício de água e energia, o consumo
exagerado e desnecessário, que caracterizam a sociedade descompromissada e
irresponsável com o planeta que é sua casa. Portanto é urgente a necessidade de
se discutir e repensar nossas práticas e como elas estão relacionadas à
preservação do meio ambiente.
O compartilhamento entre escola e família ensina a criança a
vivenciar os sentimentos abrindo oportunidade e ensinando-a a ser reflexiva. Em
vez de apenas reagir aos acontecimentos à sua volta, oportunizaremos a todos os
envolvidos nesta reflexão sobre o meio ambiente, um comprometimento responsável
com as ações do cotidiano. Além disso, essa relação cria e fortalece vínculos;
nesse momento em que todos estão juntos, o aluno, o cidadão perceberá que não
está sozinho na preservação e no processo de aprendizagem.
Projeto: "O consumismo, na contramão da sustentabilidade."
Fundamental I
Projeto: "O consumismo, na contramão da sustentabilidade."
Fundamental I
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