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segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DE QUEM É A BOLA? O consumismo na contramão da sustentabilidade.

De quem é a bola? Dos pais ou da escola?
Um jogo na educação escolar...


O consumismo na contramão da sustentabilidade, nos desafia a refletir a dinâmica de  “quem educa quem”,  um jogo de empurra-empurra de responsabilidades, de definição de papéis na Educação da criança, que, nesse jogo, é “a bola”. No mundo capitalista, predatório e globalizado, na busca pelo “ter”, pela famosa felicidade, onde fica a qualidade da formação do sujeito? Pais, professores, coordenadores, gestores escolares, líderes, representantes do governo são responsáveis pelo futuro das crianças, sujeitos individuais e sociais. E a escola, nesse contexto, tem a tarefa principal de contribuir para a atuação pedagógica, com a participação efetiva de todos.


Na contemporaneidade, em que a velocidade e o dinamismo dos processos existenciais, educativos e vivenciais permeiam a busca pela melhor preparação do sujeito, o novo paradigma social, exige-se um sujeito formado, informado, conectado e preparado para viver relações em grupo, a escola tem o grande desafio de formar sujeitos. Os pais, consequentemente, trabalham, estudam, buscam seus objetivos e a tão significativa felicidade, e, nesse corre-corre da busca, do encontro, chegam os questionamentos: “E a família?”, “E os filhos?”, “Quem faz o quê?” “De quem é o papel de educar?”, “Como deve ser o modelo educacional?”, “Como o sistema político atual prepara os sujeitos para o futuro?”, “De quem é a bola?”

Certamente, o sucesso da criança no ambiente escolar está articulado à tríade pais-escola-aluno, elementos fundamentais para proporcionar resultados satisfatórios no processo de aprendizagem.
Trabalhar com os temas Consumismo e Sustentabilidade será desafiante para educadores, alunos e familiares, pois envolverá além de formação de novos conceitos, mudanças de hábitos e atitudes.

À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de
necessidades e desejos crescentes, surgem manifestações e movimentos, inclusive educacionais, que refletem a consciência de parte da população sobre o risco que a humanidade corre ao afetar de forma tão violenta o seu meio ambiente. A exploração dos recursos naturais passou a ser feita de forma intensa. Os recursos não – renováveis, ameaçam esgotamento. Milhares de toneladas de lixo são produzidos diariamente, assim como aumenta o desperdício de água e energia,  o consumo exagerado e desnecessário, que caracterizam a sociedade descompromissada e irresponsável com o planeta que é sua casa. Portanto é urgente a necessidade de se discutir e repensar nossas práticas e como elas estão relacionadas à preservação do meio ambiente.


O compartilhamento entre escola e família ensina a criança a vivenciar os sentimentos abrindo oportunidade e ensinando-a a ser reflexiva. Em vez de apenas reagir aos acontecimentos à sua volta, oportunizaremos a todos os envolvidos nesta reflexão sobre o meio ambiente, um comprometimento responsável com as ações do cotidiano. Além disso, essa relação cria e fortalece vínculos; nesse momento em que todos estão juntos, o aluno, o cidadão perceberá que não está sozinho na preservação e no processo de aprendizagem.








Projeto: "O consumismo, na contramão da sustentabilidade."
Fundamental I

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