Saiba aqui, o que nossos alunos do 5º ano desenvolvem dentro da sala de aula.
Por que alguns objetos flutuam e outros afundam? Existem sólidos menos densos do que certos líquidos?
Todos
os sólidos lembram uma fase compacta, onde o arranjo das moléculas é bem
definido e ordenado. Tendo em conta este aspecto é surpreendente que existam
sólidos menos densos do que certos líquidos. Se não fosse assim as caravelas
não flutuariam nos oceanos, e consequentemente, Vasco da Gama não chegaria à
Índia.
A descoberta de diferentes características da matéria
despertou nos alunos do 5º ano questionamentos: Partimos para a investigação e
pesquisa.
Verificamos que a densidade da matéria é o que determina se
ela afundará ou não na água.
Comprovando a variação de densidade da matéria na água,os
alunos do 5º ano realizaram uma experiência observando uma pedra e um paetê
sendo colocados num mesmo ambiente aquático.
Mayara Sampaio: “ A pedra afundou pois ela tem a densidade
maior que a da água”.
Gabriel Furiati : “ O paetê flutuou na água porque ele tem
menor densidade que a água”.
Cada objeto afunda-se até ao nível do líquido que tem maior
densidade do que a sua. O objeto irá flutuar na superfície desse líquido.
Para finalizar deixo duas questões interessantes: "Uma
uva irá flutuar em que líquido?" “A casca da laranja flutua em que
superfície”?
Geísa Vianna
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!