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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

INVESTIGANDO...


Saiba aqui, o que nossos alunos do 5º ano desenvolvem dentro da sala de aula. 

Por que alguns objetos flutuam e outros afundam? Existem sólidos menos densos do que certos líquidos? 

Todos os sólidos lembram uma fase compacta, onde o arranjo das moléculas é bem definido e ordenado. Tendo em conta este aspecto é surpreendente que existam sólidos menos densos do que certos líquidos. Se não fosse assim as caravelas não flutuariam nos oceanos, e consequentemente, Vasco da Gama não chegaria à Índia.
A descoberta de diferentes características da matéria despertou nos alunos do 5º ano questionamentos: Partimos para a investigação e pesquisa.


Verificamos que a densidade da matéria é o que determina se ela afundará ou não na água.
Comprovando a variação de densidade da matéria na água,os alunos do 5º ano realizaram uma experiência observando uma pedra e um paetê sendo colocados num mesmo ambiente aquático.
Mayara Sampaio: “ A pedra afundou pois ela tem a densidade maior que a da água”.
Gabriel Furiati : “ O paetê flutuou na água porque ele tem menor densidade que a água”.
Cada objeto afunda-se até ao nível do líquido que tem maior densidade do que a sua. O objeto irá flutuar na superfície desse líquido.

Para finalizar deixo duas questões interessantes: "Uma uva irá flutuar em que líquido?" “A casca da laranja flutua em que superfície”?

Geísa Vianna
Coordenadora Pedagógica

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