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terça-feira, 24 de julho de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELEITURA DOS MITOS


Em geral, quando criamos uma releitura a partir uma história lida, nos apropriamos dessa história e a subjugamos aos nossos interesses.

Uma parte dela se conserva (uma espécie de núcleo da história), mas outra é acrescentada, por isso, as histórias não permanecem exatamente iguais com o passar dos anos. É isso que torna tão instigante, ainda hoje, a leitura de histórias tão antigas.

O elemento fantástico presente enquanto maravilhoso nessas narrativas cumpre a função de garantir que se trata de outra dimensão, de outro mundo, com possibilidades e lógicas diferentes. Assim fazendo, os argumentos da razão e da coerência já são barrados na porta, e a festa pode começar sem suas incômodas presenças, bastando pronunciar as palavras mágicas Era uma vez... como uma senha de entrada.

Vivemos num momento em que a mutação dos meios dessas histórias atingiu um ponto de virada: a tradição oral cedeu espaço ao império das imagens. Hoje, tudo o que se diz deve ser ilustrado. Os sons, os silêncios, a entonação e a capacidade dramática, que faziam a glória de um bom contador de histórias, foram substituídos pelas capacidades narrativas dos estúdios de cinema, da televisão e dos ilustradores de livros e quadrinhos. O que nos interessa é o fato de muitas histórias terem subsistido através desses novos meios e perdurarem, evocando as mesmas emoções. Nosso propósito é encontrar velhas tramas mesmo que estejam vestindo novos trajes. Seguiremos os rastros dos mitos de todos os povos, lendas de todas as culturas, histórias de todos os tempos, para que nossos alunos compreendam o imaginário humano na constituição do mundo  em que estão inseridos. 

Texto (baseado no livro "Fadas no Divã"- Diana Lischtenstein- Corso)

Glaucia Bustamante






Trabalho desenvolvido pelas disciplinas de Linguagens, História, Língua Portuguesa, Filosofia e Artes, a partir dos livros lidos. - 6◦ Ano. Professores: Camila Mendonça, Valquíria Lino, Adriana Guimarães, Lucas Leitão e Fernanda Lima. A partir da leitura de diversos mitos gregos, os alunos do 6◦ Ano reconstruíram releituras destes mesmos mitos em diversas outras linguagens, entre elas, a pintura.                                                                                                                              



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