Seções

Compartilhe

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Educação Bilíngue - Mensagem Final de Ano


Chegamos ao final de mais um ano letivo e muitas foram às conquistas alcançadas pelos nossos alunos no aprendizado do inglês como segunda língua. Os alunos da Educação Infantil aprenderam muitas palavras novas, pronunciaram novas frases, conheceram algumas músicas e tiveram muitos momentos de alegria e interação tendo como foco principal a aprendizagem do inglês como língua estrangeira.
         
As turminhas do 1º Ano estão chegando no 2º Ano já escrevendo e lendo os vocábulos que foram desenvolvidos nas aulas de inglês, como pode ser visto na avaliação do 4º Bimestre, na qual os alunos responderam algumas questões relacionadas ao texto, demonstrando compreensão de algumas frases e palavras, contendo alguns verbos e substantivos.
         
Os alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental foram desafiados ao longo do ano letivo com diversas situações de aprendizagem, cuja finalidade era torná-los aprendizes de inglês mais autônomos e eficientes, desenvolvendo através de tarefas escritas, orais, de leitura e de compreensão todo o vasto conteúdo que eles têm que conhecer em suas respectivas séries. Considero o saldo muito positivo, pois os alunos do 2º Ano já fazem uso correto dos pronomes de terceira pessoa (he X she), os de 3º Ano aprenderam a usar o verbo na terceira pessoa do singular no presente, os de 4º Ano aprenderam a divisão da Classe Gramatical em inglês  e o 5º Ano fecha o ciclo com o verbo to be no passado.  Pode parecer simples, mas é simplesmente incrível, pois eles estão apenas no primeiro segmento.
         
As turmas de 6º ao 9º Ano acabam por voar mais alto, pois quando chegam ao segundo segmento se deparam com dois professores, um com inglês americano e o outro com inglês britânico, o que ilustra muito o inglês global utilizado internacionalmente – essa vivência traz uma bagagem muita positiva para nossos alunos, que têm a oportunidade de conviver com as diferentes formas dessa língua. Além disso, a construção do conhecimento na língua inglesa perpassa as quatro habilidades linguísticas (writing, reading, listening, speaking) com foco na individualidade de cada um, o que fortalece o processo de aquisição do inglês e torna o aluno protagonista desse saber.
        
No segundo segmento, alguns alunos foram indicados a realizar o Exame de Cambridge e estão em pleno processo avaliativo, mostrando muita responsabilidade, dedicação e coragem, marcando um novo ritmo ao Segmento Bilíngue e servindo de motivação para os demais, pois muitos dos nossos alunos hoje estão se dedicando mais ao estudo do inglês de olho nas futuras certificações de Cambridge.
         
Aproveito a oportunidade para agradecer aos familiares pela parceria durante o ano letivo de 2012 e que os nossos encontros de 2013 sejam de muitas vitórias.
        Um grande abraço
Um Feliz Natal,
e um ótimo Ano Novo para todos!,
         Renata Pontes.
         Coordenadora do Bilíngue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!