Chegamos ao final de mais um ano letivo e muitas foram às
conquistas alcançadas pelos nossos alunos no aprendizado do inglês como segunda
língua. Os alunos da Educação Infantil aprenderam muitas palavras novas,
pronunciaram novas frases, conheceram algumas músicas e tiveram muitos momentos
de alegria e interação tendo como foco principal a aprendizagem do inglês como
língua estrangeira.
As turminhas
do 1º Ano estão chegando no 2º Ano já escrevendo e lendo os vocábulos que foram
desenvolvidos nas aulas de inglês, como pode ser visto na avaliação do 4º
Bimestre, na qual os alunos responderam algumas questões relacionadas ao texto,
demonstrando compreensão de algumas frases e palavras, contendo alguns verbos e
substantivos.
Os alunos do
2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental foram desafiados ao longo do ano letivo com
diversas situações de aprendizagem, cuja finalidade era torná-los aprendizes de
inglês mais autônomos e eficientes, desenvolvendo através de tarefas escritas,
orais, de leitura e de compreensão todo o vasto conteúdo que eles têm que
conhecer em suas respectivas séries. Considero o saldo muito positivo, pois os
alunos do 2º Ano já fazem uso correto dos pronomes de terceira pessoa (he X
she), os de 3º Ano aprenderam a usar o verbo na terceira pessoa do singular no presente,
os de 4º Ano aprenderam a divisão da Classe Gramatical em inglês e o 5º Ano fecha o ciclo com o verbo to be no
passado. Pode parecer simples, mas é
simplesmente incrível, pois eles estão apenas no primeiro segmento.
As turmas de
6º ao 9º Ano acabam por voar mais alto, pois quando chegam ao segundo segmento
se deparam com dois professores, um com inglês americano e o outro com inglês
britânico, o que ilustra muito o inglês global utilizado internacionalmente –
essa vivência traz uma bagagem muita positiva para nossos alunos, que têm a
oportunidade de conviver com as diferentes formas dessa língua. Além disso, a
construção do conhecimento na língua inglesa perpassa as quatro habilidades
linguísticas (writing, reading, listening, speaking) com foco na
individualidade de cada um, o que fortalece o processo de aquisição do inglês e
torna o aluno protagonista desse saber.
No segundo
segmento, alguns alunos foram indicados a realizar o Exame de Cambridge e estão
em pleno processo avaliativo, mostrando muita responsabilidade, dedicação e
coragem, marcando um novo ritmo ao Segmento Bilíngue e servindo de motivação
para os demais, pois muitos dos nossos alunos hoje estão se dedicando mais ao
estudo do inglês de olho nas futuras certificações de Cambridge.
Aproveito a
oportunidade para agradecer aos familiares pela parceria durante o ano letivo
de 2012 e que os nossos encontros de 2013 sejam de muitas vitórias.
Um grande abraço
Um Feliz Natal,
e um ótimo Ano Novo para todos!,
Renata Pontes.
Coordenadora
do Bilíngue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!