A adaptação é um momento muito importante na vida da criança,
da família e da escola. Ela vai ocorrendo gradativamente, até que a criança
mostre-se segura no ambiente escolar. A escola já organiza sua rotina nesse
período com atividades voltadas ao acolhimento e a recepção alegre e carinhosa
aos seus alunos.
Nesse processo, a integração e a
comunicação entre a família e a escola é fundamental, levando em conta fatores
importantes sobre o processo de adaptação, como:
2 - A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;
3 - A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança, quanto para seus pais, mas é superado em pouco tempo;
4 - Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência,retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação, etc.
5 - O chorinho na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;
6- Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
7 - Cabe ao familiar ou responsável, entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola, ressaltando as descobertas novas que fará nesse ambiente. Não é recomendável deixar o educador, pessoa que a criança ainda está em processo de vínculo afetivo, com o encargo de retirar a criança do colo do familiar;
8- Nunca saia escondido da criança. Despeça-se naturalmente, avisando que voltará logo para buscá-la.
9 - A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e a presença de pais e responsáveis nela, além de dificultar a compreensão da separação e gerar expectativas, fará as outras crianças cobrarem a presença de seus pais;
10 - Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;
11 - Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo,
procurando distribuir sua atenção igualmente, promovendo junto com a mãe a
integração da criança;
12 - Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que se adaptará melhor a nova situação;
13 - O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;
14 - A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno(manhã ou tarde).
Denise Philot
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
8denise@babylandiaeatuacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!