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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO



 O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO.

A adaptação é um momento muito importante na vida da criança, da família e da escola. Ela vai ocorrendo gradativamente, até que a criança mostre-se segura no ambiente escolar. A escola já organiza sua rotina nesse período com atividades voltadas ao acolhimento e a recepção alegre e carinhosa aos seus alunos.



Nesse processo, a integração e a comunicação entre a família e a escola é fundamental, levando em conta fatores importantes sobre o processo de adaptação, como:

1 - A decisão de colocar a criança pequena na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;

2 - A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança; 

3 - A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança, quanto para seus pais, mas é superado em pouco tempo; 

4 - Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência,retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação, etc. 

5 - O chorinho na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a  criança não queira ficar na escola; 

6-  Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença; 


7 - Cabe ao familiar ou responsável, entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola, ressaltando as descobertas novas que fará nesse ambiente. Não é recomendável deixar o educador, pessoa que a criança ainda está em processo de vínculo afetivo, com o encargo de retirar a criança do colo do familiar;

8- Nunca saia escondido da criança. Despeça-se naturalmente, avisando que voltará logo para buscá-la.

9 - A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e a presença de pais e responsáveis nela, além de dificultar a compreensão da separação e gerar expectativas, fará as outras crianças  cobrarem a presença de seus pais; 

10 - Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;

11 - Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;
 
12 - Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que se adaptará melhor a nova situação; 

13 - O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;
 
14 - A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno(manhã ou tarde).



Denise Philot
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
8denise@babylandiaeatuacao.com.br

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